sexta-feira, novembro 11, 2011

Caminho



"Fiel é esta Palavra e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores dos quais Eu sou o principal"

Para mim este é um dos textos mais impactantes que Paulo nos deixou.Não apenas pelo fato de ele nos sugerir um despreendimento, uma humildade quase que uma humilhação em admitir perante a igreja que não existe ninguém mais pecador do que ele, que ele reconhece o sacrificio de Cristo na cruz e principalmente reconhece que esse sacrifício foi por ele próprio, que o maior beneficiado da morte de Jesus foi ele mesmo, afinal o maior pecador de todos era ele mesmo e todos nós sabemos o quão ruim era Paulo antes de sua conversão, quando ainda se chamava Saulo de Tarso,portanto se a frase estivesse no passado, "dos quais eu ERA o principal", já nos seria suficiente, mas não, ele deixa claro que ele se considera o maior de todos os pecadores.



Muito bem, somente isso já é uma mensagem e tanto não é mesmo?! Devemos ser humildes e reconhecer que nada somos, nada temos, somos maus, corruptos e tantos outros adjetivos não tão legais, porém o que me chama atenção neste texto em especial é o "caminho" que Paulo percorreu até conseguir admitir isso á Timóteo.É imprescindível que você saiba que a Segunda carta a Timóteo foi uma das últimas carta que Paulo escreveu, ou seja, ele já era um senhor de Idade, já tinha sido experimentado no serviço cristão, naquela altura ele já tinha passado por "poucas e boas" em seu ministério e como hoje temos a oportunidade de possuir um compilamento de algumas cartas dele podemos observar as seguintes frases:
1° - Eu, Paulo, fui o melhor aluno, Fariseu dos Fariseus.
2° - Eu, Paulo, sou o menor dos apóstolos.
3° - Eu, Paulo, o menor dos Irmão (Santos).
4° - Eu, Paulo, o pior dos pecadores.
As frases acima estão em ordem cronológica.Você consegue perceber o caminho? Ao passar dos anos Paulo se achegava à Cristo e quanto mais perto de Cristo ele Estava mais consciência do seu pecado ele tinha, e isso é muito sério pois a pergunta que não paro de me fazer é: O quão bom eu acho que sou? Porquê se minha resposta estiver sendo positiva a esta pergunta muito provavelmente signifique que eu esteja longe de Cristo, porquê a luz de Cristo mostra, revela, denuncia o quão pecador eu sou.
O nosso alívio, esperança, motivo de alegria é que Jesus afirmou ter vindo exatamente para os pecadores e doentes, pois são esses que precisam de médicos.
Que Deus nos ajude a entender que Ele exalta os Humilhados, concede graça aos humildes mas destrói os que a si mesmo se exaltam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...